sábado, 7 de fevereiro de 2009

Cientistas criam robô que imita evolução do cérebro e que é capaz de reconhecer a voz humana...




Robô fica mais inteligente e complexo à medida que 'cresce'. Atualmente, as máquinas não conseguem realizar essas mudanças sozinhas sem redesenhar totalmente seu software, algo que é caro e pouco operacional, por isso o trabalho da equipe de inteligência artificial do professor Christopher MacLeod pode ser de grande ajuda.

"Se realmente queremos construir robôs humanóides complexos com ainda mais sensores e comportamentos mais complexos, é fundamental que possam crescer em complexidade à medida que o tempo passa, como fizeram as criaturas biológicas", afirma MacLeod

Uma rede neural controla o robô através de um software formado por uma série de nódulos de processadores interligados que podem ser programados para realizar as ações desejadas. Por exemplo, segundo explica o artigo da "New Scientist", se o objetivo é manter o equilíbrio e o robô receber em seus sensores o sinal de que está caindo, a reação será movimentar suas extremidades para tentar se manter de pé. Se continuar de pé, a combinação de ações que foram necessárias para isso serão guardadas nos processadores, mas se não conseguir e cair, o robô fará novos ajustes e tentará algo diferente quando voltar a ocorrer o problema. Encontrar a melhor combinação não é fácil, admitem os pesquisadores, por isso foi empregado um algoritmo evolutivo para ajudar o sistema de controle a se adaptar da melhor maneira.

Essas informações acima é do Robô que imita evolução do cérebro..

Os Robôs que reconhcem as vozes dos humanos (que esta na foto ai em cima) tem um 'sensor' e é capaz de reconhecer a voz humana e conversar com os usuários, eles têm 70 centímetros de altura e pesam 4 quilos.
Beiijinhos e obrigado preferencia, VOLTE SEMPRE ;**
Amanhã, postarei chats para o jogo The Sims...

Nenhum comentário:

Postar um comentário